ATRATIVOS

A banana é a principal fruta consumida no mundo. Além de saborosa a banana serve como alimento básico para grande parte da população mundial. Ela é a preferida, não só por seu preço popular, mas principalmente, pelo seu alto valor energético.

O consumo per capita mundial é o maior entre todas as frutas e apresentou crescimento ao longo dos últimos anos.

O Brasil está entre os principais consumidores da fruta, e é o terceiro em produção no mundo. O consumo médio da nação brasileira é da ordem de 27,8 kg por habitante/ano. Os incentivos governamentais, visando o comércio externo de frutas, principalmente as de clima tropical, tem proporcionado a popularidade e o fácil acesso da população a espécies antes ausentes da maioria dos mercados do País.

Santa Catarina responde por 10% da produção nacional, sendo o quarto produtor, liderando juntamente com São Paulo o comércio brasileiro da fruta. As produções dos estados do Pará e da Bahia, respectivamente primeiro e segundo colocados no ranking nacional, abastecem o mercado regional e não competem no restante do mercado do País com as do sul e sudeste, notadamente pela qualidade e apresentação da fruta. Em 1999 , a produção estadual foi de 535.856 toneladas, a área colhida foi de 25.603 hectares e a produtividade média dos bananais, chegou a 20.930 kg/ha.

Em Rio Dos Cedros, a bananicultura apresentou significativo avanço nos últimos anos, principalmente no que se refere aos rendimentos nas lavouras e à qualidade da sua produção. Embora haja muito a avançar, já estão sendo obtidos ótimos resultados com as novas tecnologias de produção e de comercialização do produto, adotadas de países cuja especialidade é produzir para exportação, como a Colômbia, a Costa Rica e o Equador.

Os novos empreendimentos que surgiram no município, têm alavancado a produtividade dos pomares e a qualidade da fruta, com o aprimoramento da tecnologia adotada nas várias operações na fase de produção.

Para tanto, colaboram também as inovações nos tratamentos pós-colheita em bananais de produtores tradicionais.

A bananicultura, se constitui numa das importantes atividades agrícolas do município. Contribui para a evolução econômica e social, entre outros aspectos, por congregar um número de pequenos produtores rurais e contribuir para a redução da evasão do homem do campo. São mais de 46 produtores primando pelo aumento da produção e da qualidade da fruta nos pouco mais de 180 hectares cultivados. Esta estrutura é que garante a dedicação que confere a Rio Dos Cedros efetiva participação na comercialização regional, interestadual e exportação das bananas.

Para o município de Rio Dos Cedros, cresce a expectativa da utilização de técnicas de produção e pós-colheita no setor bananeiro e a satisfação de poder participar do crescimento econômico e social de sua população.
Acessem abaixo alguns outros atrativos de Rio dos Cedros.

Casa da família Lenzi Pomeranos
Além dos atrativos naturais, Rio dos Cedros também oferece muitos atrativos históricos. Diversas casas em estilo colonial ainda podem ser encontradas pela cidade, em especial no Caminho dos Pomeranos (pommernstrasse). O dialeto trentino, com suas pequenas variações ainda é falado (e muito falado!) nas ruas, casas, comércio...

Estância Itaperuna e Restaurante "Taberna"






















Tecnologia do Blogger.